depressao-sintomas-e-tratamentos

A depressão é um dos transtornos de humor mais conhecidos, mas reconhecer seus sinais nem sempre é fácil. Por todos esperarem que a tristeza seria sempre presente, os outros sintomas acabam sendo desconsiderados, e deixados para trás, e quando se vai notar, infelizmente a depressão já se encontra instaurada.

Perceber as alterações de humor (seja em como pensamos ou nos comportamentos) como possíveis sintomas da depressão é o primeiro passo para buscar o tratamento necessário. 

Quando pensar que posso estar com depressão?

É muito difícil responder a essa pergunta, contudo, existem alguns sinais no dia a dia que podem te ajudar a observar, são eles: 

  • Falta de interesse ou prazer pelas coisas: você não sente mais vontade de fazer as coisas, mesmo aquelas que te davam prazer, como viajar, ler um livro, ou até ouvir uma música. Você nota que esse sentimento se estende por dias e semanas e não passa, independente do que está acontecendo na sua vida. 
  • Tristeza constante: Cada pessoa sente as emoções de uma forma muito particular, e é normal se sentir triste durante um período difícil ou estressante. Contudo, se ela perdura por muitos dias, sem parecer ter uma explicação, um alerta deve ser ligado;
  • Pessimismo: os pensamentos depressivos podem distorcer a percepção da realidade, favorecendo interpretações negativas generalizadas dos eventos do dia a dia. Esses pensamentos são absolutistas e rígidos (ex. “nada dará certo”; “isso não servirá para nada”);
  • Mudanças no sono e/ou no apetite: quando sua rotina de sono e sua vontade de comer começam a sofrer alterações aparentemente súbitas, também é um sinal de alerta. Aqui vale ficarmos atentos a qualquer mudança: começar a dormir demais ou ter mais dificuldades para dormir, começar a sentir mais fome do que antes ou perder o apetite com frequência. 
  • Isolamento social: Se você perceber que está perdendo a vontade de falar com quem você gosta e se afastando cada vez mais de amigos, familiares, evitando encontros e reuniões, isso também é um alerta vermelho. 
  • Dificuldade para se concentrar e esquecimento: Quem sofre de depressão pode sentir dificuldades para se concentrar, organizar os pensamentos e se lembrar de compromissos (importantes ou não), como se houvesse uma “névoa” obscurecendo a mente. Mesmo tarefas do dia a dia passam a exigir um maior esforço mental, o que contribui para o cansaço e a falta de motivação.

Como funciona o diagnóstico

Nem todas as pessoas apresentam todos os sintomas ou mesmo todos os mais conhecidos. Por isso, o diagnóstico é feito analisando os sintomas que a pessoa descreve e relacionando-os às características individuais do paciente, sua história pessoal e familiar, sua personalidade, etc. 

Tratamento  de depressão

Por ser uma doença complexa, uma abordagem conjunta de tratamento medicamentoso e psicoterapia costuma ser a forma mais efetiva de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente. 

Não existe um protocolo de tratamento psiquiátrico único da depressão, justamente pelo peso dos fatores individuais. Da mesma forma, a efetividade das diferentes abordagens psicoterapêuticas pode variar de acordo com o paciente, aspectos culturais etc. 

O ideal é que haja uma cooperação entre o psicoterapeuta e o psiquiatra para encontrar a combinação de tratamentos que mais se adapta àquela pessoa.


Tem alguma dúvida que não respondi aqui? Deixa um comentário aqui embaixo ou escreve para mim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.